UEFA.com funciona mejor en otros navegadores
Para la mejor experiencia posible, recomendamos usar Chrome, Firefox o Microsoft Edge.

Federação de Futebol do Cazaquistão

Miembros

O futebol chegou ao Cazaquistão em 1913, numa fase de crescente interesse pela modalidade, especialmente na cidade de Semipalatinsk.

Federação de Futebol do Cazaquistão
Federação de Futebol do Cazaquistão PA Images via Getty Images

Historicamente, o desenvolvimento do futebol no Cazaquistão esteve intimamente ligado à URSS, já que o país fez parte da União Soviética de 1922 a 1991. Os clubes participavam no campeonato da URSS, e o FC Kairat Almaty, da antiga capital Almaty, foi quem teve mais sucesso, terminando em sétimo lugar o campeonato da primeira divisão, em 1986. O Kairat também ergueu a Taça da Federação de Futebol da URSS, dois anos depois, vencendo o Neftçi PFK do Azerbaijão na final.

Durante esse período, os mais conhecidos de entre eles foram Seilda Baishakov e Yevgeny Yarovenko, ambos do Kairat. Yarovenko foi campeão olímpico ao serviço da URSS em 1988. Aleksander Khapsalis, do Kairat, e Aleksander Kadeikin, do FC Irtysh Pavlodar, já antes tinham conquistado o Torneio Internacional Jovem, em 1976, depois de vencer a Hungria.

Os primeiros clubes do Cazaquistão foram fundados na época 1913/14, em Semipalatinsk, depois de o futebol aí ter sido introduzido por mercadores locais, que tinham visto o jogo em Inglaterra. As equipas pioneiras – Lastochka, Orlyata, Olimp, SSK e Yarysh – eram todas oriundas de Semipalatinsk. Mukhtar Auezov, o famoso novelista, etnógrafo e poeta cazaque, representou o Yarysh. Mais tarde, Yastreb e Zvezdochka foram criados em Pavlodar.

Em 1928, a primeira competição oficial da República Autónoma Socialista do Cazaquistão (ASSR) realizou-se em Petropavlovsk. Nas décadas seguintes, os futebolistas cazaques participaram nas competições da URSS, com sucessos distintos. O primeiro órgão que supervisionou o desenvolvimento do jogo a nível nacional foi a Federação de Futebol do Kazakh SSR, criada em 1959 e reorganizada em 1989.

Depois da independência do país, em 1992, o Cazaquistão participou na fase de qualificação para os Mundiais de 1998 e 2002, integrado na Confederação Asiática de Futebol (AFC). Apurou-se na primeira fase de qualificação, à frente de Paquistão e Iraque, em 1998, antes de sucumbir perante Japão, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos e Uzbequistão na segunda fase. Também competiu em duas eliminatórias da Taça Asiática, em 1996 e 2000, anos em que a equipa olímpica tentou mas falhou a qualificação para Atlanta e Sydney, respectivamente. De facto, os feitos mais significativos do Cazaquistão independente foram a participação da selecção Sub-20 no Mundial da categoria, na Nigéria, em 1999, e o quarto lugar alcançado pelo Irtysh Pavlodar no Campeonato Asiático de Clubes de 2000/01 (actual Champions League Asiática).

A selecção de futsal também disputou três Campeonatos de Futsal da AFC, classificando-se no terceiro lugar, em 1999, e no segundo, em 2000, seguindo-se o Campeonato do Mundo da modalidade, na Guatemala, no mesmo ano.

Em 1992, a Federação de Futebol da República do Cazaquistão (FARK) foi fundada, depois da dissolução da URSS. Dois anos depois, filiou-se na FIFA e na AFC. No entanto, em 2000, a FARK foi reformulada, adoptando a designação de Federação de Futebol do Cazaquistão (FSK), cujo feito de maior relevo foi a admissão na UEFA. Tendo em atenção que parte do território do Cazaquistão faz parte do continente europeu – o principal argumento para a sua inclusão – a FSK deixou a AFC em 2001 e, um ano depois, foi integrada na UEFA.

Foi no Congresso da UEFA em Estocolmo, em Abril de 2002, que o Cazaquistão ingressou no futebol europeu. Em consequência disso, a sua selecção participou na fase de qualificação para os Mundiais de 2006 e 2010, tal como para o UEFA EURO 2008 e o UEFA EURO 2012. Neste último, o Cazaquistão somou dez pontos, vencendo Sérvia e Arménia e empatando com Bélgica e Azerbaijão.

Mas talvez os progressos mais significativos tenham sido no futsal. O Kairat Almaty, clube mais forte do país, alcançou as meias-finais da Taça UEFA Futsal sete vezes em dez épocas desde 2005/06 - ficando em terceiro lugar na edição 2008/09 e 2010/11, antes de erguer o troféu em 2012/13 e 2014/15. Entretanto, a selecção Sub-21 disputou a edição inaugural do Campeonato da Europa de Futsal, que decorreu em São Petersburgo, na Rússia, em 2008. Em 2013, o Shakhter Karagandy tornou-se no primeiro clube do país a qualificar-se para a fase de grupos da UEFA Europa League, enquanto duas épocas mais tarde o Astana fez ainda melhor ao garantir um lugar na fase de grupos da UEFA Champions. O lugar do Cazaquistão entre a família do futebol europeu foi reforçado com do 38º Congresso Ordinário da UEFA na cidade de Astana, em Março de 2014.

O Astana apurou-se para a fase de grupos da UEFA Europa League 2016/17, tornando-se assim no primeiro clube cazaque a jogar por duas vezes nas competições europeias. Foi também a primeira equipa do seu país a vencer um jogo da fase de grupos, graças a um triunfo por 2-1 sobre o APOEL.

O futsal continua a ter muita qualidade no país, com a selecção nacional a tornar-se em 2016 na primeira estreante no UEFA Futsal EURO a conquistar a medalha de bronze, enquanto o Almaty recebeu um ano mais tarde a fase final da Taça UEFA Futsal.    

Presidente

Marat Omarov

©KFF

Data de nascimento:: 20 de Setembro de 1988
Nacionalidade:
Cazaque
Presidente desde: 2024

Secretário-Geral

Sayan Khamitzhanov

Nacionalidade: Cazaque
Data de nascimento: 3 de Dezembro de 1970
Secretário-geral da federação desde: 2024

Website da Federação de Futebol do Cazaquistão