Champions League oficial Resultados en directo y Fantasy
Consíguela
UEFA.com funciona mejor en otros navegadores
Para la mejor experiencia posible, recomendamos usar Chrome, Firefox o Microsoft Edge.

Novo formato para a Champions League pós-2024: saiba tudo

A edição 2024/25 da UEFA Champions League terá um novo formato. Explicamos o que vai mudar, o que fica igual, o que significa para os adeptos e como terá impacto nas outras competições de clubes da UEFA.

Novo formato das competições de clubes explicado

Há uma razão para o futebol europeu ser um dos mais populares e bem-sucedidos do Mundo. Nunca está parado. Desde a competição inaugural, conhecida como Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1955, a UEFA tem evoluído continuamente e adaptado a UEFA Champions League para acompanhar as mudanças mais amplas na modalidade.

Para garantir que o novo formato a partir de 2024/25 proporciona o melhor a clubes, jogadores e adeptos, a UEFA baseou o seu desenho em extensas consultas com os principais intervenientes da comunidade do futebol europeu. O formato final, a lista de acesso e o calendário das competições europeias de clubes foram aprovados a 10 de Maio de 2022, na sequência da decisão da UEFA, a 19 de Abril de 2021, de introduzir um novo sistema competitivo.

"A UEFA mostrou claramente que estamos totalmente empenhados em respeitar os valores fundamentais do desporto e em defender o princípio fundamental das competições abertas, com a qualificação baseada no mérito desportivo, totalmente em linha com os valores e o modelo desportivo europeu baseado na solidariedade", afirmou Aleksander Čeferin, Presidente da UEFA. "Estou muito satisfeito por ter sido uma decisão unânime do Comité Executivo da UEFA, com a Associação Europeia de Clubes, as Ligas Europeias e as federações nacionais a concordarem com a proposta apresentada. Mais uma prova de que o futebol europeu está mais unido do que nunca."

Como será que o formato da Champions League muda a partir de 2024/25?

A mudança fundamental nas reformas anunciadas pelo Comité Executivo da UEFA é o abandono do actual sistema de fase de grupos do formato. A actual fase de grupos da Champions League inclui 32 participantes divididos em oito grupos de quatro. A partir da temporada 2024/25, 36 clubes participarão na fase da liga da Champions League (antiga fase de grupos), dando a mais quatro equipas a oportunidade de competir contra os melhores clubes da Europa. Esses 36 clubes participarão numa competição composta por uma só liga, na qual estão agrupados os 36 clubes.

Sob o novo formato, as equipas disputarão oito jogos na nova fase de liga (antiga fase de grupos). Deixarão de defrontar três adversários duas vezes – em casa e fora – e, ao invés, enfrentarão oito oponentes diferentes, disputando metade dos jogos em casa e a outra metade fora. Para determinar os oito adversários diferentes, as equipas serão divididas inicialmente em quatro potes. Posteriormente, cada equipa será sorteada para enfrentar dois adversários de cada um desses potes, disputando um jogo em casa e fora frente a uma equipa de cada pote.

Isto dá aos clubes a oportunidade de se testarem contra um leque mais vasto de adversários e aumenta a probabilidade dos adeptos verem as equipas de topo defrontarem-se com mais frequência e mais cedo na competição. Também resultará em jogos mais competitivos para todos os clubes.

Como serão distribuídas quatro vagas adicionais na Champions League?

A qualificação para a Champions League continuará a ser aberta e depende da posição final de um clube no campeonato nacional da época anterior, combinada com a posição de cada país no "ranking" de coeficiente de clubes das federações nacionais. A base da lista de acesso permanecerá a mesma da temporada actual, e as quatro vagas adicionais disponíveis em 2024/25 serão alocadas da seguinte forma:

  • Primeira vaga: Será atribuída ao clube que terminar no terceiro lugar do campeonato do país classificado na quinta posição na lista de acesso, que é determinada pelo "ranking" de coeficiente de clubes das federações nacionais da UEFA.
  • Segunda vaga: Será atribuída a um campeão nacional, passando de quatro para cinco o número de clubes qualificados através do caminho dos Campeões da fase de qualificação da competição, que consistirá em quatro pré-eliminatórias.
  • Terceira e quarta vagas: Estas vagas serão destinadas às federações com o melhor desempenho colectivo de seus clubes na época anterior (ou seja, o coeficiente de clubes da federação na época anterior, que se baseia no número total de pontos para o "ranking" de coeficiente de clubes obtidos por cada clube de uma federação dividido pelo número de clubes participantes pertencentes a essa federação). Essas duas federações ganharão um lugar automático na fase da liga ("Vaga de Desempenho Europeu") para o melhor clube classificado no respectivo campeonato a seguir aos clubes que já se tenham qualificado directamente para a fase da liga.

Como é que as equipas chegam à fase a eliminar da Champions League? O formato da fase a eliminar vai mudar?

Os resultados de cada jogo decidirão a classificação geral na nova liga, continuando a aplicar-se três pontos por vitória e um por empate.

As oito melhores equipas da liga qualificam-se automaticamente para os oitavos-de-final, enquanto aquelas que terminarem entre o 9º e o 24º lugares vão disputar um play-off a eliminar, a duas mãos, para saber quais seguem também para os oitavos-de-final da competição. As equipas que terminarem do 25º lugar para baixo, inclusive, serão eliminadas, sem direito a acesso à UEFA Europa League.

O novo formato, com todas as equipas juntas numa só liga, significa que existirá muito em jogo para todos os participantes e até à última jornada da fase de liga.

Na fase a eliminar, as equipas que terminem entre o 9º e o 16º lugares terão o estatuto de cabeças-de-série no sorteio do play-off da fase a eliminar, o que significa que enfrentarão uma equipa classificada entre o 17º e o 24º lugares – disputando, em princípio, a segunda mão em casa. Os oito clubes que prevalecerem no play-off da fase a eliminar avançarão para os oitavos-de-final, onde enfrentarão um dos oito primeiros classificados da fase da liga e que terão o estatuto de cabeça-de-série no sorteio dos oitavos-de-final.

Para fortalecer a sinergia entre a fase da liga e a fase a eliminar, bem como para proporcionar mais incentivo desportivo durante a fase da liga, os emparelhamentos da fase a eliminar também serão parcialmente determinados pela classificação final da fase da liga, com um sorteio que ao mesmo tempo determina e traça o percurso das equipas para chegarem até à final.

Dos oitavos-de-final em diante, a competição continuará a seguir o formato existente de eliminatórias até à final, que será disputada num local neutro seleccionado pela UEFA.

Todos os jogos até à final continuarão a ser disputados a meio da semana, reconhecendo a importância do calendário nacional em toda a Europa, ao passo que a final continuará a ser disputada num sábado.

Os formatos da Europa League e da Europa Conference League também mudam a partir de 2024/25?

Sim. Uma mudança de formato semelhante também será aplicada à UEFA Europa League (oito jogos e, portanto, oito adversários diferentes na fase da liga) e à UEFA Europa Conference League, que será chamada de UEFA Conference League a partir de 2024/25 (seis jogos e, portanto, seis adversários diferentes na fase da liga), com ambas as competições a contarem também com 36 equipas na fase da liga.

Como é que vai ficar o calendário para o novo formato das três competições?

Os jogos da Champions League e da Europa League serão disputados entre Setembro e Janeiro, enquanto os jogos da Europa Conference League serão disputados entre Setembro e Dezembro. Cada uma das três competições de clubes da UEFA terá uma jornada exclusiva, não havendo jogos das outras duas competições agendadas para essa semana.

Nas semanas normais, os jogos da Champions League serão disputados às terças e quartas-feiras, enquanto os jogos da Europa League e da Europa Conference League serão disputados às quintas-feiras. Na semana exclusiva da Champions League, os jogos dessa competição serão disputados às terças, quartas e quintas-feiras. Na semana exclusiva da Europa League, os jogos dessa competição serão disputados às quartas e quintas-feiras. Na semana exclusiva da Europa Conference League, os jogos dessa competição serão disputados na quinta-feira.

Na última jornada da fase da liga de cada competição, todos os jogos serão disputados em simultâneo.

Como é que o novo formato da Champions League vai beneficiar os adeptos?

  • O novo formato de liga envolverá mais equipas em cada competição e permitirá aos adeptos não só assistir a mais jogos de topo mas também ver esses jogos acontecerem mais cedo na competição.
  • O novo formato irá introduzir um melhor equilíbrio competitivo entre todas as equipas, com a possibilidade de cada uma enfrentar adversários de nível competitivo semelhante ao longo da fase da liga.
  • Cada jogo conta. O novo formato de liga garantirá que qualquer resultado tenha o potencial de mudar drasticamente a posição de uma equipa, até à última jornada inclusive. Ganhar ou perder o último jogo da fase da liga pode fazer a diferença entre uma equipa qualificar-se automaticamente para os oitavos-de-final, alcançar o play-off ou ser eliminada da competição.

Como é que o novo formato da Champions League vai beneficiar o futebol europeu?

As alterações introduzidas destinam-se a garantir o futuro positivo do futebol europeu a todos os níveis, bem como satisfazer as necessidades crescentes de todos os intervenientes. Confirmando inequivocamente o compromisso conjunto com o princípio da competição aberta e do mérito desportivo em todo o continente, o objectivo comum tem sido também sustentar os campeonatos nacionais. Como definido acima, o novo panorama das competições de clubes da UEFA permitirá que mais equipas e, dessa forma, mais treinadores e jogadores, possam participar em jogos mais competitivos a nível europeu.

A UEFA também reafirmou o seu forte compromisso financeiro para com o futebol europeu, e vai tomar medidas para assegurar que a solidariedade seja garantida aos clubes que não participam nas competições de clubes da UEFA. Isto reforçará a base sólida sobre a qual assenta a modalidade na Europa.

Como é que a Champions League mudou ao longo dos anos?

A cronologia da Champions League e da Europa League mostra ao pormenor como cada competição evoluiu, desde a origem da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1955, até à Taça UEFA e à Taça dos Clubes Vencedores de Taças e, mais recentemente, aos formatos das competições masculinas de clubes da UEFA que existem actualmente.

Seleccionado para ti